terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mham Mham Mham! Delicious!

Outro dia, o Papai estava dizendo que a gente tinha parado de fazer "coisas de adulto"com Alice e era verdade. Ela sempre gostou de estar perto da gente em atividades que eram exclusivas da nossa rotina e que faziam com que ela se sentisse importante, útil etc.

Comigo, ela gosta de colocar as roupas na máquina de lavar, ajudar a estender quando lavadas, lavar louça, varrer a casa e passar pano no chão. Com o Papai, ela conserta coisas da casa, dá manutenção na moto e na bicicleta. Tudo no tempo dela, uma vez que, por mais interessante que a atividade seja no início, ela pode enjoar em poucos minutos. Quando ela cansa, a gente entende e não força. O importante é a conexão dela com a gente, o espírito de cooperação que queremos transmitir.

Desta reflexão, escolhi fazer com ela uma atividade que eu amava quando criança e que minhas tias e minha madrinha me contemplavam sempre que possível: fazer bolo!

Bolo é um negócio que pra mim, tem cheiro, gosto, textura, cor e sensação de infância. Até hoje tenho essa relação afetiva com bolo, com a tigela de massa pra lamber, com o fazer dele. O interessante é que não aprendi com elas as receitas elaboradas que fazíamos, como a que levava um creme de margarina e açúcar na base e que davam um trabalhão pra fazer, mas tinham um sabor inconfundível. Hoje faço apenas bolo de caixa e me sinto orgulhosa de não "solar" nenhum. E foi essa minha pouca sabedoria cheia de carinho que passei pra Alice. Olha como ela se saiu:

O episódio do ovo é fantástico!

Primeira tentativa: FAIL!



Segunda tentativa!



Depois misturamos bastante os ingredientes








Untamos a forma.




 Apresentamos o resultado da massa com orgulho.



Lambemos a tigela.






Pausa para uma atividade artística enquanto o bolo assa.




 De banho tomado e... TCHARAM! O bolo pronto!





Não tenho registros dela comendo, mas garanto que ela curtiu mais do que todos os bolos que ela já havia comido. Ao provar o primeiro pedaço, ela disse com muito orgulho o que sempre costuma dizer quando alguém faz uma comida gostosa pra ela: mham mham mham! Delicious!

Essas coisinhas que, por vezes, parecem muito trabalhosas, trazem para os pais e filhos uma conexão fundamental. Trabalham a coordenação motora, a independência, a criatividade e auto estima das crianças. Além de apresentar situações do mundo real que frenquentemente elas vão se deparar quando maiores. Então, papais e mamães, arregacem as mangas, percam a preguiça e o nojo de bagunça e mãos à obra com seus filhos! Escolham algo de que vocês gostem ou precisem fazer, convoquem seus filhos e divirtam-se. 

Minhas sugestões: cozinhar, organizar as fotos da família, pintar um quadro ou um cômodo da casa, fotografar, limpar o quintal, organizar e ouvir cds ou arquivos de música, consertar algo quebrado, lavar veículos e tudo mais que vocês imaginarem.

Não se frustrem caso eles não gostem ou desistam no meio da atividade, o importante é dar o primeiro passo.

Vamos?


Um comentário:

  1. Ha! Eu me lembro do primeiro e quase único bolo que fiz. Quis sair distribuindo pela vizinhança. Rs...

    Lindo post e imagino como ela se sentiu.

    ResponderExcluir