quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pretensões

Eu adiei. Confesso que adiei muitas e muitas vezes esse retorno. Pra mim escrever sempre teve um significado especial. E depois que Alice veio ao mundo, escrever era uma necessidade. Registrar fatos importantes é como imortalizar um tempo que (não, não é um clichê qualquer) passa rápido e leva com ele grande parte das nossas lembranças.

Adiei porque a maternidade vem com um sem número de experiências arrebatadoras que nem sempre carregam aquela magia que a gente deseja. O mais intenso da maternidade (e ouso dizer que na paternidade também), é o senso prático que a gente tem que adquirir. Então é muito mais frenquente que o foco esteja nas miudezas do dia a dia do que no grande significado de estar formando um ser humano. Não há ócio nesse papel. Não pode haver preguiça. Não pode ficar para depois. As necessidades são urgentes e prontamente atendidas. Então, é comum entre os pais aquela imensa vontade de ter um momento de descanso que, quando finalmente chega, é incessantemente interrompido pela saudade do que não pôde ser plenamente aproveitado diante da imensidão de providências: como um sorriso, uma brincadeira especial, um jeitinho de falar, ouvir, tocar e envolver, que só os pais reconhecem em seus filhos. 

Retornei porque é preciso guardar a praticidade em seu lugar (importante que é), pois certamente renderá frutos bons em diversas ocasiões e voltar os holofotes pro que há de  mais especial em exercer este papel. Retornei porque prometi a Alice, desde quando ela era mais desejo do que realidade, que ela teria registros. De todos os tipos, daqueles que preservam a beleza das histórias, que as colocam numa quase poesia. Ao Papai coube a poesia das imagens. Pra mamãe caberá a das palavras. (Mas a gente troca de papel também). Retornei com uma alegria quase orgulhosa de perceber que adquiri propriedade ao falar sobre isso. Eu me preparei para ser mãe com todas as ferramentas disponíveis e me preparo continuamente, com periódicas reciclagens. Leio, releio, discuto, opino, ouço e falo (muito mais quando me pedem). E a surpresa é que os pedidos começaram a vir. O tempo inteiro. Não sou super fã de conselhos, mas me vi feliz em poder dividir minha experiência (ainda curta, mas intensa) com gente que também tem brilho nos olhos quando fala de filho. Retornei porque a blogosfera foi fundamental nisso. Tem um montão de mãe por aí, expondo suas vidas nos blogs que, através de seus monológos nada solitários, abriram em mim espaço para dialógos sobre o fazer e o não fazer. Mães virtuais que me ensinam a ser mãe na real. Sem falar nas mães reais que despretensiosamente, ou não, também o fazer.

E assim espero que este blog atenda alguns anseios: o primeiro é guardar, em local seguro, as palavras que a memória certamente me roubaria e dá-las a Alice quando ela puder compreender. Para que não seja somente abstrato o amor que tenho por ela. Que seja vivo. Que tenha tradução e significado. E o outro é poder fazer por queridíssimas mães aquilo que fizeram por mim nessas tantas leituras: me reconhecer em outras pessoas, acreditar que não passo sozinha por isso e encontrar o conforto de muitas soluções. Além disso, dividir deliciosos diálogos com Alice, dicas de produtos, passeios, invenções, brincadeiras e uma pitada de femilidade antenada pra não deixar nada escapar. 

Pretensioso, admito. Mas é de coração!

5 comentários:

  1. ameiiiiiiiiiiiii seu retorno!! sempre me arrepio com seus textos! vc teve o prazer de ser mãe antes de mim e eu tive prazer com isso também! ler seus relatos mês a mês de alice já me preparava para minha pequena Malu que chegaria bem antes do que eu imaginava! Já estava escrito!! Obrigada por voltar e continue firme e forte porque mais cedo do que esperamos Alice vai estar aqui lendo e comentando as postagens! E quem sabe escrevendo também?? rs beijos cheio de amor! Carol e Malu! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice e Maluzinha blogueiras e fotógrafas da nova geração. Pense! hahaha

      Excluir
  2. Que bom, amiga!! Estarei sempre te acompanhando

    ResponderExcluir
  3. Linda mulhet, lindas palavras, lindo amor!!!!

    ResponderExcluir